Sunday 22 May 2011

A DOCE VIDA DAS DONA-DE-CASAS CANADENSES

Pessoal, hoje faz 3 semanas que o sol nao aparece aqui em Halifax. Nos ultimos 20 dias, apenas 2 vezes por volta do meio-dia viu-se algum raio de luz. É soh frio, chuva e neblina, que eles chamam de fog aqui, muita fog, fog todo dia o dia todo.




 Por esta foto aqui nao dah nem pra ver a outra cidade do outro lado ponte, ha apenas uns 300 metros. Bom, entao sem nada lah fora, fiquei caçando assunto dentro de casa mesmo, hehe. Bom, entao vou falar da moleza que é ser dona ou dono-de-casa aqui no Canada. Bom, sempre lembrando né que sou de Pato Branco, entao pra mim isto é novidade, pra vcs pode nao ser.


Mas toda casa aqui tem lavadora de louças, que até agora eu ainda nao entendi bem como que funciona pra dizer a real, visto que a louça fica realmente limpa e nao quebra! E é barato, em torno de 200 dolares.





Ta, vcs vao dizer que maquina de lavar é comum e eu que sou colono, sim. Mas maquina de secar roupa?? Sim, fiquei bobo, mas eles tem aqui em todas as casas maquinas de secar roupa. Nao é aquela maquininha que é uma pequena estufa que vc pendura as roupas, tipo aquela que a gente tinha na Republica da Marlenne, que leva 2 horas pra secar. É uma maquina quase igual a uma maquina de lavar, que  seca quilos de roupa em meia hora. Claro, se nao tiver soh vai secar roupa 3 meses por ano. E o melhor, a roupa nao sai amassada ou com aquela marcaçao no meio do peito da camiseta.





Desta forma, a area de servico da casa consiste apenas em 1 metro quadrado, com a maquina de secar em cima da maquina de lavar. Simples assim.







E pra acabar, outra coisa que é diferente aqui, que os fogoes de cozinha, nao sao a gas. Sao a sei lah o que, hehe...aquecimento eletrico. E cheio de funcoes e botoezinhos.

FESTINHA ANOS 60

Bom, como explicado ja no post anterior, com tanta chuva e fog, estao poucos os assuntos aqui pra comentar no momento, hehe. Entao, vamos a festa anos 60.

Nao pessoal, nao foi uma festinha ao som de Beatles, Elvis ou Jimi que eu fui convidado. Também nao foi festinha regada a papeizinhos na lingua ou assemelhados farmacologicamente falando. Tampouco foi festa de Paz e Amor com oculos redondinhos e faixas na testa.


É que na casa na qual estou morando atualmente, os donos sao um casal de uns 50 ou 55 anos. E nesta sexta teve festa de aniversario da mae da dona, ou seja, uma senhora que deve ter entre 75 e 90 anos. Entao, como tava de bobeira, sexta, open bar e open food, nao deu outra neh.

Resuminho da festa entao:
PS- nao tirei fotos, pois a festa era deles e eu era intruso, entao coloco imagem meramente ilustrativas!


O interessante é que imagino que a festa começou a meia tarde aqui, pois cheguei em casa as 6 e ja tava bombando. Casa cheia, umas 50 a 60 pessoas!!! E ae vem o titulo do post, por baixo, com certeza a media de idade era de 55 a 60 anos.




Allisson, media de idade bem maior que aquele samba de raiz na ponta do Sambaqui nos fim de tardes de domingo, hehe. Mas o legal que quase todos bebendo, o que significa que quase todos eram saudaveis, pois doentes nao bebem. Logo, bebida é sinonimo de saude!




E tava quase todo mundo nas beca, nas estica, vestindo sua domingueira. E eu cheguei com a camisa do Brasil depois de um dia inteiro de experimento com camundongos! Cheguei e pensei, vou tomar um banho rapidinho e vou pra festa. Mas o banheiro tinha fila de velho. Bom, fui assim mesmo, camisa do Brasil e perfume da natureza.


Mas enfim, a dona da casa aqui foi me apresentar aos jovens da festa que estavam todos juntos numa rodinha, 3 gurias e 2 caras, todos entre 20 e 30 anos. Sem brincadeira, as 3 gurias juntas passavam de 1/4 de tonelada, e os 2 caras pareciam que nunca  tinham usado terno e pego o do pai pra vir pra festa, sobrava manga, sobrava gola, sobrava barra.

Ah, e a velha, a aniversariante eu nao vi! Tambem nao cantaram parabens pra ela. Desconfio que trouxeram ela cedo e deixaram em alguma cama dormindo, ou nem a trouxeram, simplesmente comemoraram por ela. Achei estranho, nao quis nem perguntar.

As 21 horas a festa jah tinha praticamente acabado, apenas uma meia duzia ainda restava. Pelo menos, as caixas de cerva estavam proximas ao meu quarto, fiquei até as 2 horas visitando-as frequentemente.

Sunday 8 May 2011

CHURRASCO CANADENSE

Este assunto uma hora ou outra ia chegar, assim como o castelo de areia do Inter ia cair (hehe, Da-lhe Gremio). Bom, no primeiro churrasco qeu participei foi uma vergonha, ate tirei umas fotos, mas nao da. Ao meio dia me falaram: Ney, as 7:30 vamos ter um Barbecue e Cervejas, pronto me animei.
1) pra comecar, quem marca churrasco as 7 e meia?? Marca pras 7, mas pode chegar as 8, as 9, o churrasco por si é algo frouxo, tranquilo, sem horas fixas, ainda mais contar até a meia hora, fala serio.
2) o churrasco era hamburger.
3) a cerveja os caras bebem muuuuuuuuuito devagar, uma lata dura uma hora pra eles.
4) em 15 minutos o hamburger tava assado, colocaram na mesa e acabou o churrasco, hehe.



Mas na segunda vez jah foi melhor, tinha carne de verdade. Na verdade, cada um levou sua carne e suas bebidas e a reuniao foi numa casa que tem churrasqueira, legal. Mas primeiro, vamos à  churrasqueira. A churrasqueira é uma maquina com um botijao de gas na parte inferior, que mantem o fogo na parte superior, e assim, o churrasco é assado sobre o gas, hehe. 





O pior do churrasco dessa maneira, pra mim é uma coisa. As vezes a carne fica boa, as vezes nao tao boa, mas a melhor coisa de um churrasco é a confraternizaçao, assim como o chimarrao, é aquele papo ao redor da churrasqueira, o passatempo e tals, e assim o churras é muito rapido. E outro detalhe local, que a churrasqueira fica na parte de fora da casa por causa do frio, e as pessoas ficam lah dentro. Mas foi legal, nao dah pra reclamar nao.

Ah, e fiz caipirinhas com a cachaça que eu trouxe da Adega Bonna Mania (www.bonnamania.com.br, dos meus compadres Patricia e Fabio, confiram o site, fica no Itacorobi, vou ganhar um jaba), e a galera curtiu diiiiiiiimais, como diria o Pedro Ernesto, narrador da gaucha. Tambem, assisti uns 3 tutoriais pra fazer caipirinha no youtube, bah, e valeu a pena.


Jonas e Tomi curtindo caipirinha de cachaca de Luis Alves.

ELEIÇOES INVISIVEIS NO CANADA

Esta semana houveram (ou houve? Paty, me ajuda) eleiçoes federais aqui no Canada, as eleiçoes mais importantes do pais. Adivinha em qual dia foi a eleiçao??? Segunda-feira, sim, segunda. E nao foi feriado! Mas os trabalhadores tinham 3 horas de folga para votar, no entanto, o voto aqui é facultativo, entao muito nao foram votar. Na verdade apenas 61 por cento dos eleitores votaram.


 Figura 1. Lideres dos partidos, Conservador, Liberal, NDP (novo partido democrata), Verde, Quebec (que luta pela independencia do Quebec do Canada).

O sistema é o parlamentarismo, entao em cada cidade ha candidatos locais, qeu sao candidatos a membros do parlamento, e o partido qeu consegue a maioria no parlamento, por uma especie de 'acordo de cavalheiros' indica  o primeiro ministro. Uma baita curiosidade que apos meu pai falar fui atras e é verdade, o Canada vive em uma Monarquia Constitucional, ou seja, a Rainha do Reino Unido é rainha aqui tambem, e designa um representante real aqui para o pais, que logicamente ninguem dah bola e mal sabem quem é. Entao teoricamente, a Rainha Beth II ainda tem um poderzinho por aqui. Dae eu entendi a tamanha babaçao-de-ovo no casamento real qeu tinah pela midia por aqui. Se vcs lembrarem do filme ' O Discurso do Rei', vencedor do ultimo Oscar, qdo o rei anuncia a guerra, ele se refere tbem aos paises do qual é rei, e ele cita o Canada. Realmente se vcs acharam estranho, tbem achei, agora sabemos a resposta. Visto que na epoca da guerra o Canada jah era independente. Bom, entao, a eleicao aqui passa muito despercebida, nenhuma algazarra na rua, panfletos, cabos eleitorais, nada!!! Apenas uma em cada 50 ou 60 casas tinha uma plaquinha com o nome do candidato local cravada no jardim de casa.

Figura 2. Stephen Harper. Primeiro-ministro reeleito.


Entre as pessoas com as quais convivo aqui, eu que semprei perguntava sobre a eleicao, curioso, pois eles nao comentavam. Mas sempre que perguntei, todos me explicavam certinho o sistema, local, parlamento e tals, partidos e bla bla bla, mas a maioria dizia que nao iria votar.
No dia da eleiçao, na segunda, foi um dia totalmente normal, a cidade toda estava calma como sempre  e funcionando como sempre, nada lembrava um dia de eleiçao, tanto é qeu eu esqueci que era dia de eleiçao, soh lembrei qdo cheguei em casa e vi na TV, ou seja, uma eleiçao inivisivel pelas ruas. Enfim, a eleicao passou, contaram todos os votos no mesmo dia (papelzinho furado) e o partido conservador continuou com a maioria e o primeiro-ministro Stephen Harper segue no comando. E por culpa dos ingleses que por rivalidade nao imitaram seus vizinhos franceses, eles continuam com a Rainha tambem.

Sunday 1 May 2011

CERVEJAS CANADENSES X MULHERES BRASILEIRAS



AVISO: Este blog é um site de ficçao, qualquer semelhança de nomes, datas ou quaisquer outro dado se houver, tera sido apenas um mera coincidencia. As opinioes aqui expostas nao necessariamente sao minhas, sao apenas licenças poéticas. Jesus falava por parabolas para se fazer entender, depois veio Lula que falava em metaforas, para se fazer entender, entao vou exemplificar com mulheres, para me fazer entender.

AVISO 2: Denise, as figuras e adjetivos expressos às figuras deste post sao meramente para termos de simplicaçao, exemplicaçao e para facilitar a compreensao dos sabores das cervejas. Eu continuo te amando na mesma intensidade... nao fica preocupada!

Como todos sabem sou um apreciador tanto qualitativo quanto quantitativo de cervejas, eu diria até mais quantitativo que qualitativo, com certeza.  Duas principais razoes me levaram a este post, o primeiro em virtude das varias marcas de cervejas fabricadas aqui no Canada, o legal é que cada provincia  aqui tem algumas cervejas proprias, algumas sao pequenas marcas. E o Segundo motivo é que agora é começo de outono,  a temperatura durante o dia fica em torno de 10 graus e a noite em torno de zero grau, entao nao tem muita coisa pra fazer ainda, o negocio é beber mesmo, e no verao entao farei outra coisa, ou nao.


Embora eu seja um apreciador de cervejas, sou um apreciador empirico, nao disponho de vocabulario tecnico ou refinado, logo tentarei fazer comparaçoes entre as cervejas daqui com mulheres brasileiras (com excessao da ultima), para ficar mais facil e divertido o entendimento. Bom, comprei inicialmente 5 cervejas diferentes.  vamos la.



1)      Alexander  Keithes – Nova Scotia

A Alexander Keithes é uma cerveja feita aqui mesmo na Nova Scotia, a cervejaria até é pertinho daqui de casa, uns 2 ou 3 quilometros apenas. Esta cervejaria produz varios tipos de cervejas, clara, vermelha (sim, vermelha!), preta, queimada e outras.






Bom esta cerveja eu classificaria como uma espécie de Luana Piovani. A latinha é bonita, lorinha, é daqui, tem tudo pra dar certo mas nunca da certo com ninguem. Na verdade a beleza nao compensa a dor de cabeça que ela da.


 E pra exemplificar ainda mais, basta lembrar qeu ela namorou o Dado Dolabela, e falava que ia casar com ele, bom, ae se ve que nao vale nada mesmo.  Alem disso, o inicio do gole sempre é gostoso, mas no final fica um gosto amargo, tipo o gosto amargo que o Rodrigo Santoro sentiu no final do namoro com ela, hehe.


 

1)      Pilsener – Alberta







Cerveja fabricada na Provincia de Alberta, la onde o Vini ta morando. A segunda provincia mais ao oeste do Canada, uns 3 mil km daqui. Esta é uma cerveja bastante antiga aqui do Canada mas realmente me surpreendeu. Tem um paladar um pouco mais elaborado e é uma cerveja um pouquiiiiinho forte, e o final do gole é muito bom. Eu compararia com a nossa Original, mas mais forte. Comparando com uma mulher brasileira eu compararia com a Luisa Brunet, que possui alguns anos a mais do que as concorrentes badaladas, tem uma latinha que nao atrai tanto quanto outras, mas no entanto o conteudo é muito bom e ainda surpreende muita gente.
 


 
Como diria Sergio Reis, panela velha é que faz comida boa.





 
1)      Labatt Blue – London, Ontario


Esta é outra cerveja de Ontario, de uma pequena cidade  chamada London. É uma grande cervejaria que hoje é dona tambem da Budweiser e da Stellinha Artois. Bom, esta é uma cerveja que fica na media eu diria, tira 6 pra passar. Começa meio mal com a latinha ja, lata azul nao é cor de lata pra cerveja né. 


 Mas é uma cerveja que nao compromete. Pensando em alguma mulher brasileira pra representa-la, eu sugeriria hummmmmmmmm…..a Leticia Sabatela.  Nao é aquele mulherao, aquela Brastemp, mas acho que dah muito bem pro gasto, nao joga bonito como a seleçao de 70, mas deve fazer o suficiente pra ganhar, como a seleçao de 94.


1)      

 Canadian – British Columbia





Esta cerveja é uma das mais bebidas aqui no Canada. Hoje ela é fabricada em todo o Canada, mas é originaria da Provincia British Columbia, a provincia do extremo oeste canadense,  da costa do pacifico. Foi a a ultima regiao que se libertou do Reino Unido e fez parte do Canada. A capital desta provincia é Vancouver, segundo as ultimas pesquisas, a cidade com melhor qualidade de vida do mundo.





Bom esta cerveja, vou comparer com a Sandy. Porque começa bem, latinha bonita, é leve, gostosinha até, mas até leve demais, quaaaaaaase uma Skol eu diria. Por isso comparo com a Sandy, pode ser até boa, tudo legal, mas quando voce vai querer chutar o pau da baraca, pra fazer um monte de festa, quando voce precisa ficar bebado, nao é ela que voce vai beber.



1)      Rickards  Red – Ontario



 
Esta cerveja é fabricada na provincia de Ontario, que seria uma especie do estado de Sao Paulo para o Brasil. É a provincial mais populosa, onde se encontram as principais empresas, companhias e a maior cidade, Toronto, com 3 milhoes de pessoas. Alem disso, em Ontario esta localizada a capital, Ottawa.  Bom, esta cerveja é espetacular, eu nunca tinha provado uma cerveja vermelha, muito boa mesmo.



Tem um paladar mais denso eu diria, quase como que um creme, nao é apenas um liquido, é uma cerveja que voce toma e fica ‘mastigando’, o gole é duradouro, SENSACIONAL.  Comparando com alguma mulher, eu compararia com a Cameron Diaz (comparei com mulher estrangeira esta, para evitar assedios no Brasil, visto que elogiei demais, e poderia me complicar, hehe).



Nao é uma Angelina Julie,  mas anda ali, perdendo por pouco, é uma cerveja que todo mundo que colocar a boca. E do começo ao fim, a latinha ou a garrafinha, vale a pena experimentar.