Thursday 30 June 2011

DALHOUSIE UNIVERSITY

O principal campus fica bem na regiao central da cidade, que é uma peninsula como vcs podem ver no mapa acima. Eu moro, digamos no 'sovaco' da peninsula ae pra vcs terem ideia, meia hora a pé. Na ida, de manha vou de busunga, friozote é brabo, mas na volta venho na canela, até porque 2 dolar por viagem, dah 4 por dia, quase 8 real, quase 4 Skol no Vaxquinho, e eu posso nao ser muito pao-duro, mas penso no futuro, e no futuro breve vou estar no Vaxquinho novamente, entao caminhando poupo para um futuro mais tranquilo.








Eu trabalho neste predio ae acima, o Sir Charles Tupper. É a faculdade de medicina, mas tambem possui os departamentos e laboratorios de Farmaco, Fisio,  Neurobiologia, Anatomia, Parasito, Morfo, enfim mais um monte de coisa chata ae que nao estuda receptor e nem transduçao de sinal.




Bom, o campus lembra muito o da UFSC, é grande, bem arborizado, alguns espaços abertos para o pessoal utilizar no verao, organizado, limpiho e coisa e tal. O interessante que ele é diferente da UFSC, mas igual a outros campi (nao tah errado, plural de campus é campi mesmo) do Brasil, totalemtne aberto dentro da cidade, sem nenhum portaozinho. Mas o mais interessante, é que provavelemtne o campus foi crescendo aos poucos no meio da cidade, porque existem ainda algumas casas (que este blogueiro esperto nao tirou foto) no meio do campus. Sendo que a maioria a universidade comprou e usa para departamentos administrativos tipo secretaria de etica, secretaria pra fazer carteirinha estudandil, secretaria do departamento de musica gospel, e por ae vai. No entanto, algumas casas continuam sendo casas, entao, existem individuos que moram dentro do campus literalmente. Uma colega minha (a unica por sinal) de lab, mora entre o prédio de farmacia e letras.









Outra questao a mencionar sao os hospitais, que ha dois.  A maternidade é totalmente separada e distante do hospital. Bom, até agora nao conheci nenhum canadense que trabalhe bastante, que sua a camisa, que fala: Po, hj o dia tah uma correria! Entao, o normal aqui é o pessoal trabalhar das 9 até as 4 ou 4 e meia. Mas historicamente e pelo clima, se nota que eles tem razao. Pois no inverno, o dia é dia mais ou menos entre 8:30 e 4:30, o resto é noite. Entao, provavelmente ha seculos os caras saiam de casa neste horario pra plantar, caçar, pescar e coisa e tals, tradicao. E no verao, po, o verao eh curto, tem que aproveitar, entao sai as 4 pra aproveitar o sol, é isso. Isso tudo resulta numa coisa muito ruim no campus, as 3:30 fecham todas as cantinas e lanchnetes do campus! Pra acabar né. Quer fazer um lanche e tomar um café depois das 3 e meia? Neca de pitibiriba.









Portanto a vida  no campus nao eh muito agitada nao. A maior concentracao se dah na academia, que an verdade é um clube. Lah que bomba mais de gente, mas agora no verao a galera tah de ferias e todo mundo vai pra  casa, no caso da graduacao, como as ferias sao quase 4 meses, todo mundo pega um emprego de verao pra levantar uma grana.




A universidade tem quse 200 anos, imaginos que a maioria dos predios nao, mas tem alguns bem velhinhos, parece que foram feitos antes da invençao do tijolo como vcs podem ver nas fotos.
Bom, é isso ae, esse post jah tah muito chato e cheio de subterfugios. Os abaixo espero que sejam mais interessantes.










Sunday 26 June 2011

Quase 2 mil acessos!

Apesar da escassez de posts no mes de julho, este blog jah teve quase 2 mil acessos! Eu acho que é um otimo numero, hehe.

Depois do doutorado, com dedicaçao exclusiva ao blog, dah pra angariar um publico maior e começar a vender anuncios no blog né, afinal minha audiencia é igual aa (a craziado, meu teclado francês aqui nao acho crase) audiencia da Atlantida, qualificada, hehe. Posso viajar o mundo, postando diariamente no blog, com muitos acessos, vendo anuncios, e ganho grana pra viajar mais, postar mais, mais anuncio, mais viagens, mais grana, mais anuncio, mais viagem, tah cheio de gente no mundo vivendo assim!

Enfim, voltando a dura realidade.Gostaria de colocar mais coisas, mas em junho apenas trabalhei quase, tah puxado agora, acabou a moleza, e ainda nao comecei viajar por aqui.

Mas o mais  interessante é de onde sao os acessos, pessoas de qause vinte paises jah acessaram o blog, algusn amigos sei que estao ou vivem em outros paises, mas outros paises soh pode ser acesso por engano, embora alguns paises se repitam, é estranho, mas vejam ae a lista. Se alguem estah em algum desses paises dah um grito ae!!!

Brasil

Canada

Portugal
Siria
Japao
Cingapura
Uruguai
Argentina
Colombia
Paraguai
Alemanha
EUA
França
Nova Zelandia
Rio Grande do Sul
Bosnia-Hezergovinia
Belarus
Reino Unido


Belarus?

Bosnia?



Cingapura, e Cingapura acessa varias vezes.



Siria tambem jah repetiu...hehe..muito estranho..mas eh legal...

YARD SALE

Sabado passado lah pelas 10 da madrugada estava eu caminhando e olhando pros meus botoes em direçao ao laboratorio quando de vereda enxerguei uma calçada lotada de bugigangas. O famoso Yard Sale, numa traduçao livre, vendas no jardim. Me lembro que a Monique, minha english teacher tinha me falado sobre isso ou algo parecido.



Enfim, quando chega o verao, agora nao sei se existe um sabado especifico, ultimo da primavera, ou primeiro que dah sol e passa dos 15 graus, os canadenses (e provavelmente estadounidenses e alguns europeus) juntam tudo que nao presta e colocam na calçada ou no jardim pra vender.


Pelo que conversei tambem com alguns, muitos doam o dinheiro que arrecadam para instituiçoes ou algo assim, tah ae um otimo, e na minha opiniao a unica razao para o tal do Yard Sale, ou tambem vulgo Garage sale.




Realmente galera, quase nada se aproveita. Eles vendem de tudo, roupa velha, copo velho, abajur, jaquetas, guarda-chuvas, bichos de pelucia, fantasia pra festa, chapéu, quadros, até meia eu vi. Soh nao vi cueca e calcinha.



As unicas coisas que se aproveitavam, que poderia ser interessante comprar eram livros e discos, alguns com muitos LPs interessantes, ou nao.


Enfim, a cidade toda tirou a manha do sabado passado para vender e comprar bugigangas. Na verdade, é uma atividade legal, pelo menos as pessoas se relacionam, conhecem vizinhos e tals, é todo mundo feliz caminhando e fuçando literalmente na vida do outro.



Nao sei dizer se as vendas sao boas, nao fiquei muito tempo olhando cada casa, fui indo e passando, porque tinha que fazer meu experimentozinho, mas provavelmente alguma coisa é vendida, caso contrario as pessoas nao teriam o trabalho de expor para vendas.

Ao final, na real, fiquei em duvida. Se aqui todos trabalham e ganham bem, bem materiais sao baratos e normalmente as pessoas tem casas muito equipadas, porque elas iriam comprar copos, abajures ou roupas usadas??? Unico motivo que vejo é comprar de quem vai doar a grana, mas nao seria mais facil doar diretamente ao inves delevar bugigangas pra casa???

Wednesday 15 June 2011

O QUE AINDA NAO VI NO CANADA

Gente sem camisa

Ciclista sem capacete

Carro velho

Gente bronzeada

Esquimoh

Zona (tbem nao procurei, mas deve ter)

Bebado na rua

Minissaia

Carroça

Urso polar

Wednesday 8 June 2011

RUMO A NATURALIZACAO CANADENSE

Existem muitas coisas boas aqui no Canada, mas muitas vezes é necessario segurar a saudade das 3 coisas mais importantes prum homem brasileiro: cerveja, futebol e mulher. A cerveja aqui é cara, e possui tambem outras particularidades nao muito agradaveis quanto a logistica e legislaçao que comentarei nas proximas semanas. Mulher aqui soh pra olhar né, porque a minha ficou na Ilha do Desterro. Mas mesmo soh pra olhar, aqui existe 1 grande desvantagem, o frio que impede uma visualizaçao mais apurada.. Bom, restou o futebol.





Logicamente, com relaçao ao futebol é ainda mais complicado. Começa pelo nome, ter que chamar o Gremio de 'my soccer team' pros caras entenderem aqui, é brabo. Ninguem entende, ninguem assiste,  alguns conhecem o Gordo ou o Cristiano Ronaldo ou o Beckham. Pelé, Zico, Maradona, Zidane, neca de pitibiriba. É triste.  E sao todos loucos por Hockey, que é um futebol no gelo, com patins, com taco pra chutar a bola, que nao é bola, eh um disquinho, que vc assiste na TV e muitas vezes nem enxerga de tao pequeno.



Oras, se tu tem 2 pernas, cabeça, peito, porque chutar a bola com um taco, se com teu corpo tu consegue fazer muito mais movimentos e tem mais plasticidade do que com apenas um taco??? E o tamanho do gol do Hockey, deve ser 1,5m de largura por 1 de altura, se um gordo é goleiro ja fecha todo o gol!







Bom, pra completar, tomar uma cerveja num buteco na beira da rua, vendo a galera passando e falando de futebol, impossivel. Por que ninguem fala de futebol, e porque nao existe bar na beira da rua, neste frio aqui ninguem aguenta. Bom, mas estou tentando resolver este problema.





Achei um Soccer Club na internet que joga o campeonato metropolitano de Soccer de Halifax. Me inscrevi e to jogando. Na verdade, assistindo. Jogo no meio-campo e fico a maior parte do tempo vendo a bola cruzar sobre mim, da defesa pro ataque. Eles jogam mais ou menos como eu quando to jogando futebol no video game, a intençao sempre é chutar a bola o mais longe possivel do meu gol e mais proximo possivel da meta adversaria. É uma geraçao que começou jogar bola ja na adolescencia, eles nao tem os fundamentos basicos. Dominio, passe, controle de bola e chute com alguma direçao. Esqueça que vc vai receber um passe no pé. Voce toca a bola, e ela nunca volta.





No primeiro jogo do campeonato fiz um gol, ganhamos de 4 a zero, nao porque nosso time é bom, os outros eram muito ruins, ruim é apelido, eles eram horriveis, comicos. Havia 14 anos que eu nao jogava futebol em 11, a metade da minha vida, é cansativo pacas.  No ultimo domingo perdemos por 1 a zero, mais equilibrado, mas imagino que cada time tenha feito no maximo 5 finalizacoes durante os 90 minutos. No ultimo jogo fui caçado em campo, quase um Neymar, hehe, como tava dificil tabelar, tentavar driblar um pouco mais, e os caras vinham cego, dando no meio,  tipo futebol americano, to com o pé inchado ateh hj e a canela com um ovo. Vou tentar caprichar, quem sabe quando acabar meu visto eu receba uma proposta de naturalizacao pra jogar pela selecao canadense, afinal, a temporada tah soh começando.




Enfim, algumas fotos ae do nosso ultimo jogo. Aqui muitas mulheres jogam soccer tambem, os campos sao todos sinteticos, bons pra caramba, joga todo mundo com fardamento completo e tudo mais, toda a estrutura, soh falta o detalhe do talento. Ao lado do nosso campo, havia um jogo de futebol americano. Cada time de futebol americano tem uns 40 jogadores, impressionante, nao sei como acham tanta gente pra brincar de ficar se amontoando um sobre o outro. Imagino que jogam uns 15 na linha e uns 25 na reserva.




Ah, claro que o meu time eh o azul nas fotos, nao jogaria nem de graça num time vermelho, muito menos pagando.