Saturday 23 April 2011

O COMUNISMO É AQUI

Acabei de falar mal do Helio Coxta ali em cima, o icone da impressa marrom ilhéu e aqui estou eu com manchete sensasionalista, hehe. Logicamente aqui o capitalismo pega forte, ateh no dentro do latao (onibus urbano circular pra quem nao eh de Pato Branco) é cheio de anuncios e adesivos de publicidade.




Propaganda, anuncios de automoveis e eletronicos a todo momento e lugar. No entanto, a  primeira vista aqui o governo tem bastante atuaçao na segurança, saude (apenas medicina, nao odontologia, fisioterapia, farmacia e outros),  educacao basica e moradia (financiamentos pra toda vida, tipo CEF). Porem, a educacao superior é privada, a universidade que estou trabalhando por exemplo eh privada, embora eles chamem de publica porque é possivel para alguns alunos conseguirem meia bolsa, enquanto que em outras universidades é necessario pagar 100 por cento. No entanto, o que quero dizer com o titulo do post eh sobre a distribuicao de renda. Nao sei nada de comunismo, apenas li o Manifesto e alguns texto do Engels na facul de administracao, mas imagino que era isso que eles acreditavam que a classe operaria poderia conseguir se fosse unida e consciente reduzindo a mais valia, vida digna para todos. 





Pois aqui, por mais que voce ande por toda a cidade e por cidades vizinhas (quinta fiz 20 km pra comprar um computador em outra cidade), por todo lado toda casa tem 2 ou 3 andares, um bom carro, e muito provavelmente uma razoavel condiçao financeira. Logo, é possivel perceber aqui que a distribuicao de renda eh muito semelhante, onde a grande maioria da populacao vive uma vida digna, com acesso a boa moradia (tambem se nao for boa, morre no inverno, hehe), transporte, seguranca, saude e educacao basica.




Essas fotos sao de alguns pontos da cidade, parecem todos iguais, e uma é da minha atual rua aqui. As casas sao todas muito parecidas, e NENHUMA  tem grade ou portao na frente, todas tipo Jurerê, hehe, acesso da rua direto na porta. Imagino que devido a estes fatores, os canadenses se dizem um dos povos mais felizes do mundo, como discutido no topico abaixo.

No comments:

Post a Comment