Saturday 23 April 2011

DE BOMBACHA NO CANADA

DE BOMBACHA NO CANADA.
Este é um post atipico e especial. Um plagio do Arquivo confidencial do Faustao, no entanto, nao é pra ficar falando balelas de um ex-BBB bombado ou uma bunduda siliconada. É sobre uma das minhas unicas incomodacoes de ter vindo pro Canada justo nesta época. Pois no proximo dia 29, o meu vô Arthur Ritterbusch, oriundo do Timbozal –RS e radicado ha mais de 40 anos na fazenda da Serra na comunidade de Barro Branco, em Planalto – PR estara completando 8 decadas de vida. Desta maneira, perderei a grande festa dos 80 anos do Cachaço Velho (como é chamado pelos filhos), com churrascada, cervejada, trova, poesia e cantoria. 


Alem disso, vou perder a chance de rever meus 8 tios, tias, primos, vozinha Herminia e tudo mais. Perderei a festa dos 80, mas a dos 90 estarei no Barro Branco com certeza. Enfim, o vô Arthur  é o cara boa praça, que onde chega vai conversando, beeeeeeeeeem devagarinho como gaucho missioneiro, e aos poucos comeca a formar roda ao redor do velho, pra ouvir as interminaveis piadas e historias,  figuraça.  Com certeza muitos dos meus genes que fazem-me um pouco extrovertido veem do vô Arthur. No entanto, no final do ano passado ele esteve bem mal, deixou toda a familia preocupada, mas agora jah esta bem melhor e cada vez vai melhorar mais.


Bom, entao em homenagem a este gauderio, tirei esta foto de bombacha e camisa do Brasil num dos parques aqui de Halifax (andar com a camisa do Brasil ou com uma camisa verde com bolinhas da mesma cor é a mesma coisa, ninguem sabe o que é, dah uma depressao aguda. Aqui é soh hockey no gelo) pra enviar esta mensagem ao vô, que é gauderio de quatro costados, indio velho taura, macanudo, que nao chupa mel, come abelha!!!! Passei um frio medonho, porque hoje tava uns 5 graus aqui e um vento gelado sempre constante, bombacha larga nao esquenta nada, e depois soh de camiseta do Brasil, que nem apareceu, hehe, mas tah ok. Certamente alguem da familia levara este ’retrato’ até ele. E como para o vô Arthur tudo tem que acabar em poesia, desta vez nao estarei lah para declamar, mas deixo uns simples versos em homenagem aos 80 anos deste xiru velho abagualado.
PARABENS VÔ ARTHUR – FELICIDADES E SAUDE

QUEM ME DERA AOS OITENTA
Quem me dera ter oitenta
Com esses olhos brilhantes
Quem me dera ter oitenta
Com esse largo sorriso
Quem me dera aos oitenta
Contar historias cativantes
Quem me dera, ah quem me dera
É tudo que eu preciso

Quem me dera ter oitenta
E essa penca de filhos ao redor
Quem me dera ter oitenta
Com essa linda netarada
Quem me dera ter oitenta
E jamais estar so
Quem me dera ter oitenta
Ao lado da mulher amada

Quem me dera ter oitenta
Com energia de vinte e sete
Quem me dera ter oitenta
Orgulhando-me de meu passado
Quem me dera ter oitenta
Festejando  como moleque
Quem me dera aos oitenta
Churrasqueando, mateando e dê-le trago

OS MANEZINHOS ADORARIAM HALIFAX

Bom, esse nao foi um post planejado jornalisticamente como o acima, mas vou escrever pela minha percepçao de hoje a tarde. Caminhando pelo centro de Halifax de bombacha, percebi que algumas pessoas me olhavam de uma certa forma curiosa, como se a bombacha nao fosse uma indumentaria muito comum aqui no pais dos esquimos.



Logo, cheguei a conclusao que nao deve haver muitos gauchos e/ou tradicionalistas aqui. Logo, os manezinhos que reclamam tanto que os gauchos invadiram a Ilha da Moça Faceira, poderiam ficar aqui longe dos gauchos, que pelo que me disseram, jah ensinam na geografia do ensino fundamental que Imbituba, Garopaba, Guarda e Florinopolis consituem o litoral norte gaucho. 



Digo isto porque aqui também é litoral, é praticamente uma ilha, tem ponte pensil, tem muito peixe pra pescar, e tem até um vento aqui que deixa o vento suli no chinelo, um ventinho fresco oriundo da Groenlandia e do Polo Norte pra nenhum Ribeirano da Ilha botar defeito.  E o melhor, nao tem Cacau Menezes e nem o Helio Coxta! Uma discreta diferença é apenas a temperatura.

O COMUNISMO É AQUI

Acabei de falar mal do Helio Coxta ali em cima, o icone da impressa marrom ilhéu e aqui estou eu com manchete sensasionalista, hehe. Logicamente aqui o capitalismo pega forte, ateh no dentro do latao (onibus urbano circular pra quem nao eh de Pato Branco) é cheio de anuncios e adesivos de publicidade.




Propaganda, anuncios de automoveis e eletronicos a todo momento e lugar. No entanto, a  primeira vista aqui o governo tem bastante atuaçao na segurança, saude (apenas medicina, nao odontologia, fisioterapia, farmacia e outros),  educacao basica e moradia (financiamentos pra toda vida, tipo CEF). Porem, a educacao superior é privada, a universidade que estou trabalhando por exemplo eh privada, embora eles chamem de publica porque é possivel para alguns alunos conseguirem meia bolsa, enquanto que em outras universidades é necessario pagar 100 por cento. No entanto, o que quero dizer com o titulo do post eh sobre a distribuicao de renda. Nao sei nada de comunismo, apenas li o Manifesto e alguns texto do Engels na facul de administracao, mas imagino que era isso que eles acreditavam que a classe operaria poderia conseguir se fosse unida e consciente reduzindo a mais valia, vida digna para todos. 





Pois aqui, por mais que voce ande por toda a cidade e por cidades vizinhas (quinta fiz 20 km pra comprar um computador em outra cidade), por todo lado toda casa tem 2 ou 3 andares, um bom carro, e muito provavelmente uma razoavel condiçao financeira. Logo, é possivel perceber aqui que a distribuicao de renda eh muito semelhante, onde a grande maioria da populacao vive uma vida digna, com acesso a boa moradia (tambem se nao for boa, morre no inverno, hehe), transporte, seguranca, saude e educacao basica.




Essas fotos sao de alguns pontos da cidade, parecem todos iguais, e uma é da minha atual rua aqui. As casas sao todas muito parecidas, e NENHUMA  tem grade ou portao na frente, todas tipo Jurerê, hehe, acesso da rua direto na porta. Imagino que devido a estes fatores, os canadenses se dizem um dos povos mais felizes do mundo, como discutido no topico abaixo.

CANADENSES: o segundo povo mais feliz do mundo



Segundo uma pesquisa mundial, Canada: seguno povo mais feliz a qual avaliou o grau de felicidade de pessoas de 124 paises, o Canada ficou em Segundo lugar juntamente com a Suecia e logo atras da Dinamarca. De acordo com o levantamento, os canadenses em sua maioria (69%) acreditam que sua vida esta “prosperando”, enquanto 30% estao “lutando” e apenas 2% (sei, a soma da 101 por cento, mas é isso mesmo de acordo com  a fonte) estao a sofrer. Ver lista completa   Lista de felicidade Essas percepcoes e expectativas se dao com certeza em cima das condicoes de vida, tanto pessoais como profissionais encontradas aqui. O que eu achei interessante aqui, é que ao contrario do que eu imaginava, os canadenses nao sao um povo frio, como os escandinavos, germanicos e assemelhados. Eles sao bem humorados, gostam de conversar pra caramba, em qualquer comercio que vc vai as pessoas puxam conversa, seja num bar, no mercado ou num café. E as vezes a conversa se prolonga até e tals, praticamente uns curitibanos, hehe. Isso tambem de alguma foi considerado na pesquisa, onde ter alguem de confiança para os momentos dificeis contou pontos, e como os canadenses sao bem amigaveis e puxadores de conversa, eles devem ter mais amigos do que muitos outros paises.







Outro ponto importante da pesquisa é a relacao paises ricos X pessoas felizes. Isso é possivel de se perceber nos extremos da lista, no entanto, os EUA, pais mais rico do mundo, aparece apenas em 12, e o Brasil em 15 lugar. Mais surpreendente ainda é a Venezuela em 6 lugar, a frente da Holanda, França e Irlanda, por exemplo.  Isto se deu provavelmente em virtude tambem do item prosperando, que evidencia que pessoas de paises em desenvolvimento percebem uma melhora e pessoas em paises desenvolvidos, embora possuam uma qualidade de vida superior, estao sentindo que as coisas estao piorando e nao estao enxergando prosperidade. 






Ou seja, a felicidade pode nao estar simplesmente relacionada com aquilo que ja temos, mas tambem com aquilo que queremos e esperamos ter. Resumindo, a esperança, alem de ser a ultima que morre, tambem pode nos fazer feliz.

Friday 15 April 2011

Transporte publico

Bom, logicamente não será no mesmo continente que vamos encontrar um transporte publico pior do que o de Floripa, em serviçco, preço e agilidade, muito menos aqui no Canadá. No entanto, gostaria de fazer 3 observações interessantes.

1) Onibus hibrido. Nada revolucionário obviamente, mas já circulam aqui vários hibridos pelas ruas, o que reduz significativamente a emissao de poluentes.

2) Ferry boat. Nos próximos posts vou falar um pouquinho da geografia aqui de Halifax e da Nova Scotia, lembra em muitos aspectos Florianopolis e Sao José, aqui no caso são Halifax e Dartmounth. Separados por uma baía, com ponte pensil, sendo Halifax a capital e de certa forma Dartmounth um pouco cidade dormitório. Consequentemente, o fluxo entre as 2 cidades é consideravel, e para isso ser mais facilmente absorvido há um eficiente, rapido e barato transporte maritimo entre ambas as polis. Claro, que até um manezinho do Ribeirão que nunca passou a ponte (existem varios) já pensou nisso em Floripa, apenas os nossos governantes todos donos ou acionistas ou financiados pelas empresas de TP que ainda não 'viram'.

3) O que mais me chocou até agora. Reparem na foto da plaquinha do ponto de onibus. Há um numero para vc ligar gratuitamente, após o numero vc indica o numero do ponto e da linha que vc deseja pegar. Há do outro lado, uma resposta automática falando em quantos minutos o onibus chegará ao ponto. É FANTÁSTICO, E FUNCIONA.  Voce pode chegar no ponto e se programar sobre qual onibus pegar, se vale a pena esperar no ponto ou é melhor ir para outro ponto. Muito bom. No começo eu não tava usando muito, pq não era possivel pedir para a mulherzinha que falava: Could you speak slowly, please. E eu não entendia nada, mas agora já to ouvindo legal, já peguei o sotaque dela, hehe.





Primeira volta pela cidade II



Seguem mais fotos da primeira volta. Agora com fotos da beira da baía e semelhantes. E nas 2 ultimas fotos, eu assistindo o jogo do Gremio pela Libertadores. Vejam só a engenharia: Eu em Halifax conectado com a Denise pelo Skype, e lá na Carvoeira a camera da Denise voltada pro Sportv. Logo, assisti o jogo ao vivo direto da Bolivia aqui do Canada. Realmente, a tecnologia me assustou ontem!!!










Primeira volta pela cidade

Primeira voltinha a pé pela cidade. Comprei uma camera, na verdade exagerei, hehe. A camera custou mais caro que o computador que comprei aqui. Me empolguei com os megapicles (Gaúcho, 2006) e com o zoom de 80 vezes, é quase profissional a máquina, dá pra fazer frila em formatura e batizado. Enfim, meti-la (não é o grupo quimico) no pescoço e saí tipo japones pela cidade. Sinceramente me senti um pouco desconfortável, pelo peso da maquina e pela lata de turista escancarada. Bom, seguem aí embaixo fotinhas do caminho de casa até a baía do porto, passando por alguns dos parques da cidade. A cidade é muito arborizada, imagino que seja bastante verde no verão, pois agora as arvores estão todas sem nenhuma folha. Há belos parques na cidade, com amplos espaços para caminhadas e algum esporte. Para minha surpresa, não é dificil achar uns malucos batendo bola (soccer) por aqui. Também há fotos do centro antigo, de um Cabaret, na terça tem Eureka Love (preciso ver quanto custa) e descendo até o cais.













Halifax, Nova Scotia, Canada




Halifax é a capital da provincia de Nova Scotia. Localiza-se no extremo leste do Canada. É o ponto americano mais próximo da Europa, e por isso possui um grande porto, o maior do Canada. Foi colonizada basicamente por ingleses e obviamente por escoceses em meados do século 18 em maior escala. Foi inicialmente uma cidade militar inglesa, devido ao ponto estratégico, quando na época os ingleses estavam sempre em ponto ou em guerra com os franceses que dominaram logicamente o centro-leste, Quebec. Dizem que a cidade graças ao militarismo e ao Halifax Citadel (veremos nos proximos posts) nunca foi atacada. Hoje Halifax é a maior e mais importante cidade da costa leste, principalmente devido ao porto e às universidades, que são 5 grandes aqui. Dalhousie, que é na qual estou estagiando é a maior, e segundo os rankings daqui do Canada, a melhor universidade para seguir carreira cientifica do país (dá-lhe!!!). Bom, pra introdução acho que tá legal. A introdução como dizem, deve ser como saia de mulher, não muito longa para não nos dar sono, mas também não muito curta, para não acabar com nossa curiosidade.