Sunday 14 October 2012

O Blog do Ney voltou, agora em Montréal!

Então galera, depois de aproximadamente 1 ano com o blog desativado, estimulado também por pedidos de amigos para voltar com o mesmo, cá estamos novamente. No ano passado passei uma temporada em Halifax, na província de Nova Scotia, extremo leste canadense, região de origem e língua inglesa. Agora, estou em Montréal, segunda maior cidade do Canadá, localizada na Província de Québec, de origem e língua francesa. A idéia consistirá mais ou menos a mesma, de tempos em tempos publicarei algo que eu ache interessante, divertido, curioso, histórico ou banal (hehe) sobre a cidade aqui, região e país. Ultimamente tenho feito algumas outras viagens legais, e agora que peguei o gosto pela coisa (antes o pouco dinheiro que eu guardava eu pensava em gastar em festas, agora penso em festas e viagens), então quando estiver sem nada interessante por aqui, vou de vez em quando publicar sobre outras viagens também.

Pra começar falando, Montréal é a maior cidade de Québec, província francesa que ainda mantém desejos de independência, como a Catalunha, digamos assim. O povo aqui não se considera canadense (e realmente não é). Para mim, Toronto e Montréal estão para o Canadá, mais ou menos como Sampa e Rio pro Brasil, na primeira, uma cidade maior, onde as pessoas buscam mais ganhar a vida, trabalhar e oportunidades. Na segunda, onde há igualmente os objetivos da primeira, mas há também muita busca por diversão, artes, cultura, entretenimento e afins. Montréal é o centro artístico do Canadá.

Em virtude disso, Montréal é uma cidade com uma agitada vida noturna, possui algumas regiões com diversas ruas lotadas de restaurantes, bares e casas noturnas. De modo geral, comparado com o restante do Canadá, o custo de vida parece não ser muito alto, os aluguéis por exemplo, são mais baratos que em Halifax (300 mil cabeças), sendo que a aqui a grande Montréal deve ter em torno de 3 milhões.

Bom pra começo é isso, to totalmente sem inspiração hj, o Grêmio foi roubado em casa, e o Flu ganhou com ajuda do juiz, então vou deixar algumas fotos abaixo para as primeiras impressões da cidade.


En profiter ça!

                                                                      Parc Mont royal
                                                                    Vista do Mont Royal


                                                     Placa de automóvel do Québec
                                                                   Rue Saint-Denis
                                                       Início do outono no Porto velho
                                           Poutine, prato típico de Montréal (muito saudável)

                                                                     Centro velho
                                             Estádio Olímpico (1976) e torre de observação

                                                               Catedral Notre Dame
                                                                       Vista noturna

                                                                               Merci!

No comments:

Post a Comment