Friday 15 April 2011

Transporte publico

Bom, logicamente não será no mesmo continente que vamos encontrar um transporte publico pior do que o de Floripa, em serviçco, preço e agilidade, muito menos aqui no Canadá. No entanto, gostaria de fazer 3 observações interessantes.

1) Onibus hibrido. Nada revolucionário obviamente, mas já circulam aqui vários hibridos pelas ruas, o que reduz significativamente a emissao de poluentes.

2) Ferry boat. Nos próximos posts vou falar um pouquinho da geografia aqui de Halifax e da Nova Scotia, lembra em muitos aspectos Florianopolis e Sao José, aqui no caso são Halifax e Dartmounth. Separados por uma baía, com ponte pensil, sendo Halifax a capital e de certa forma Dartmounth um pouco cidade dormitório. Consequentemente, o fluxo entre as 2 cidades é consideravel, e para isso ser mais facilmente absorvido há um eficiente, rapido e barato transporte maritimo entre ambas as polis. Claro, que até um manezinho do Ribeirão que nunca passou a ponte (existem varios) já pensou nisso em Floripa, apenas os nossos governantes todos donos ou acionistas ou financiados pelas empresas de TP que ainda não 'viram'.

3) O que mais me chocou até agora. Reparem na foto da plaquinha do ponto de onibus. Há um numero para vc ligar gratuitamente, após o numero vc indica o numero do ponto e da linha que vc deseja pegar. Há do outro lado, uma resposta automática falando em quantos minutos o onibus chegará ao ponto. É FANTÁSTICO, E FUNCIONA.  Voce pode chegar no ponto e se programar sobre qual onibus pegar, se vale a pena esperar no ponto ou é melhor ir para outro ponto. Muito bom. No começo eu não tava usando muito, pq não era possivel pedir para a mulherzinha que falava: Could you speak slowly, please. E eu não entendia nada, mas agora já to ouvindo legal, já peguei o sotaque dela, hehe.





3 comments:

  1. PROTESTO!!! O pior transporte público do continente Americano é em Foz do Iguaçu... agora que estou aqui, eu vejo que quando morava em Floripa era feliz e não sabia!!
    Mas estou adorando seus comentários sobre o primeiro mundo.

    ReplyDelete
  2. Fala Ney...
    Gostei do Blog. Serei leitor assíduo. Abraço!

    Léo Nuernberg

    ReplyDelete
  3. Fala gazela saltitante!!!

    Sucesso pra vc nessa nova empreitada!!!


    Abraços

    Miguelito

    ReplyDelete