Sunday 8 May 2011

ELEIÇOES INVISIVEIS NO CANADA

Esta semana houveram (ou houve? Paty, me ajuda) eleiçoes federais aqui no Canada, as eleiçoes mais importantes do pais. Adivinha em qual dia foi a eleiçao??? Segunda-feira, sim, segunda. E nao foi feriado! Mas os trabalhadores tinham 3 horas de folga para votar, no entanto, o voto aqui é facultativo, entao muito nao foram votar. Na verdade apenas 61 por cento dos eleitores votaram.


 Figura 1. Lideres dos partidos, Conservador, Liberal, NDP (novo partido democrata), Verde, Quebec (que luta pela independencia do Quebec do Canada).

O sistema é o parlamentarismo, entao em cada cidade ha candidatos locais, qeu sao candidatos a membros do parlamento, e o partido qeu consegue a maioria no parlamento, por uma especie de 'acordo de cavalheiros' indica  o primeiro ministro. Uma baita curiosidade que apos meu pai falar fui atras e é verdade, o Canada vive em uma Monarquia Constitucional, ou seja, a Rainha do Reino Unido é rainha aqui tambem, e designa um representante real aqui para o pais, que logicamente ninguem dah bola e mal sabem quem é. Entao teoricamente, a Rainha Beth II ainda tem um poderzinho por aqui. Dae eu entendi a tamanha babaçao-de-ovo no casamento real qeu tinah pela midia por aqui. Se vcs lembrarem do filme ' O Discurso do Rei', vencedor do ultimo Oscar, qdo o rei anuncia a guerra, ele se refere tbem aos paises do qual é rei, e ele cita o Canada. Realmente se vcs acharam estranho, tbem achei, agora sabemos a resposta. Visto que na epoca da guerra o Canada jah era independente. Bom, entao, a eleicao aqui passa muito despercebida, nenhuma algazarra na rua, panfletos, cabos eleitorais, nada!!! Apenas uma em cada 50 ou 60 casas tinha uma plaquinha com o nome do candidato local cravada no jardim de casa.

Figura 2. Stephen Harper. Primeiro-ministro reeleito.


Entre as pessoas com as quais convivo aqui, eu que semprei perguntava sobre a eleicao, curioso, pois eles nao comentavam. Mas sempre que perguntei, todos me explicavam certinho o sistema, local, parlamento e tals, partidos e bla bla bla, mas a maioria dizia que nao iria votar.
No dia da eleiçao, na segunda, foi um dia totalmente normal, a cidade toda estava calma como sempre  e funcionando como sempre, nada lembrava um dia de eleiçao, tanto é qeu eu esqueci que era dia de eleiçao, soh lembrei qdo cheguei em casa e vi na TV, ou seja, uma eleiçao inivisivel pelas ruas. Enfim, a eleicao passou, contaram todos os votos no mesmo dia (papelzinho furado) e o partido conservador continuou com a maioria e o primeiro-ministro Stephen Harper segue no comando. E por culpa dos ingleses que por rivalidade nao imitaram seus vizinhos franceses, eles continuam com a Rainha tambem.

2 comments:

  1. como aqui nao tem o botaozinho de curtir, tenho q comentar !!! adorei...

    ReplyDelete
  2. quem eh vc revoltada???

    ReplyDelete