Saturday 27 August 2011

OS PRIMEIROS CANADENSES EUROPEUS

Aproveitando a ultima viagem realizada, vou falar um pouco dos Acadianos. A regiao da Acadia é localizada na costa leste do Canada, na regiao tambem chamada de Canada Atlantico. O Canada atlantico é composto por 4 provincias, Nova Scotia, New Brunswick, Prince Edward Island e Newfoundland. Destas 4, as 3 primeiras sao consideradas a Regiao Acadiana.



             Colonizacoes na America do Norte nos seculo 18

  A costa leste do Canada toda ocupada por Acadianos, e mais ao centro por franceses tambem (Quebec), século 17.

                       Da França até as provincias maritimas.

Os acadianos sao franceses de distintas regioes que chegaram na America do Norte em 1604, e foram os primeiros colonizadores do Canada. A primeira cidade fundada pelos acadianos foi Port Royal, na provincia de Nova Scotia, que é a cidade mais antiga do Canada. Os acadianos fundaram assentamentos ao longos das terras canadenses que banhavam o Atlantico e viviam apenas do cultivo de suas terras. Tambem tiveram uma boa relaçao com os aborigenes que aqui viviam e aprenderam com estes tecnicas de caça, pesca e formas de enfrentar os rigorosos e duradouros invernos.







                                      

    Entrada do fort de Port Royal, e olha soh, o Paraiso é aqui perto.




Interessante destacar que os acadianos diferem do Quebecois, outro grupo de franceses que fundou anos mais tarde grandes assentamentos mais ao centro do Canada, que era chamado nos seculos 17 e 18 de Kanata ou Nova França. Bom, assim, os colonos franceses, agora acadianos viviam felizes para sempre em um terra nova e fértil (quando nao era inverno).





    Antigo forte Acadiano, seus sapatos de madeira e ferramentas em Port Royal.

                        Vista do Porto de Port Royal
          Forte britanico de Port Royal. O interessante sao os morros feitos para proteçao
  
 Vista para a Baia de Fundy, entre as provincias de Nova Scotia e New Brunswick

No entanto, ao longo do século 17 a colonizaçao francesa e inglesa cresceu muito na America do Norte e esses dois paises começaram inumeras brigas pelo controle destas terras. Ainda no inicio do seculo 18, a grande maioria da regiao leste da America do Norte, excetuando-se o México, era colonizada por franceses (mapa).  Em 1713,  devido a um acordo entre França e Reino Unido, a França cedeu aos ingleses o que é hoje a Nova Scotia e também a provincia de Newfoundland. Nesta época, os acadianos (franceses) representavam 3 quartos da populaçao da Nova Scotia, mas mesmo com o dominio britanico, tudo seguiu mais ou menos bem, pois os Acadianos eram considerados ‘franceses-neutros’, e nao tomavam parte nas brigas entre britanicos e franceses do Quebec, que a esta altura ja estava bastante povoado e forte politicamente. Eles apenas qeriam plantar, colher, e viver felizes para sempre.

                            Port Royal, a cidade mais antiga  do Canada.
                                      Navegar é preciso


                                                                 
                        Universidade da Acadia. Cursos em ingles e francês

Mais tarde, devido a inumeras divergencias entre britanicos e franceses, entre estas, a luta pelo comercio maritimo Europa-America do Norte, o clima entre RU e França era insustentavel. Em 1755 as vésperas da  Guerra dos Sete Anos (1756-1763)(entre Reino Unido e França, mas com alguns aliados de cada lado, que foi o primeiro conflito da historia de carater mundial) o governo da Nova Scotia começou a desconfiar da ‘neutralidade’ dos acadianos, vistos que estes eram compatriotas dos Quebecois (Nova França). Assim, o governo Nova Scotiano exigiu lealdade dos acadianos e que estes se incorporassem tambem a exercitos e coisas afins para lutar contra outros  franceses do Canada. Os acadianos se negaram a isso, além do mais, temiam em perder ou ter deixar de ser catolicos romanos (religiao dos acadianos), ao passo que os britanicos possuim outra religiao (vou ficar devendo, nao sei qual era a religiao dos britanicos da Nova Scotia naquela época).



Enfim, finalmente em 1755 o bicho pegou, sem consentimento da metropole (Londres) o governo da Nova Scotia determinou a expulsao dos acadianos. Mais de 12 mil acadianos foram expulsos de suas terras depois de quase 200 anos. As casas e benfeitoirias foram queimadas. Eles foram enfiados em navios e levados ao sul dos Estados Unidos. Muitas familias foram separadas, se desencontraram e muitos morreram durtante a viagem. A maioria que chegou aos EUA,  ficou no estado da Lousiana, mas também em outras regioes das terras Obamicas.


                               Ilustraçoes sobre a Grande Expulsao




A partir de 1770, 15 anos depois alguns acadianos começaram a retornar para a Nova Scotia, mas obviamente a esta altura os britanicos ja tinham se apossado das terras. Entao, atualmente na Nova Scotia, que ja teve ¾ de acadianos, apenas 11 mil destes descendentes vivem aqui. No entanto, na pequena provincia de New Brunswick, existem mais de 300 mil que se declaram acadianos (a maioria daquela provincia). Estes ainda cultivam a lingua, o chamado francês acadiano, que é quase que literalmente o francês  de 4 séculos atras, hoje é bastante diferente do francês atual e também do francês de Quebéc. Na verdade, uma colega minha do inglês, que é de Quebéc me falou que quando ela vai para New Brunswick e conversa com acadianos, ela prefere falar inglês, porque eles pouco se entendem em francês, hehe.


A regiao do Vale da Nova Scotia, onde foi realizada a Grande Expulsao, como é conhecida a deportacao dos acadianos, hoje possui varios sitios historicos mantidos ou restaurados para preservar a historia acadiana e alguns pequenos museus. Existe também a Acadia University em uma cidadezinha de 2 mil pessoas, com mais 3 mil alunos.  Alem disso, depois de 250 anos (!!!!) o governo da Nova Scotia voltou a oferecer serviços em francês, e inclusive os acadianos podem optar por emplacar seus carros com placas em francês e com a bandeira da Acadia. A bandeira da Acadia é a bandeira da França com uma estrela amarela na faixa azul, que significa a Assunçao de Nossa Senhora, que é comemorada no dia 15 de agosto, dia do povo acadiano. Neste dia, também é importante destacar que comemora-se no Brasil o dia do Solteiro de do aniversario do filho do Valdelirio.



No ano que vem, aqui em Nova Scotia acontecerao os 33o  Jogos Acadianos. Enfim, os acadianos se mantém atualizados, reunidos, participativos e tudo mais, continuam mantendo suas culturas através dos séculos apesar de suas derrotas e desgraças e apesar de nunca terem tido uma terra oficial, tampouco um governo. Um povo sem terra, mas com historia, o que é com certeza é mais importante.


                                  Bandeira Acadiana
                Livro Evangeline, romance sobre a Grande Expulsao

                                    Forte Acadiano

2 comments:

  1. Ney, foi muito esclarecedor! Acabei de chegar de P.E.I. E Nova Scotia. Em Halifax, ouvi sobre a expulsão do povo acadiano, mas sem maiores detalhes. Acho que você nem verá esse comentário, uma vez que sua publicação é de cinco anos atrás, em todo caso, meus agradecimentos.

    ReplyDelete
  2. Então, dia 15 de agosto é o dia dos Solteiros no Brasil...nem sabia disso. E quem é Valdelirio? Hahaha

    ReplyDelete