Tuesday 2 August 2011

PARADA GAY NAO TAO GAY ASSIM!

Parada gay nao tao gay assim, mas com certeza com melhores resultados, veja porque:

Ha duas semanas atras foi a Semana do Orgulho aqui em Halifax. E no dia do desfile, eles nao chamam de Parada Gay, mas de Parada ou Desfile do Orgulho. Muitas coisas interessantes nesta parada, que eu imagino que sao diferentes das do Brasil, que eu nunca assisti.

1 - Todos vao assistir. Sim, na real, o canadense adora um desfile, todo feriado tem desfile, dia do Canada, da Cidade, enfim, tudo é bastante celebrado. E no dia do desfile do Orgulho muita gente vai para a rua para assistir, jovens, velhos, familias e tals. É a atracao da cidade no dia.




2 - A cidade se prepara para o desfile. Durante toda a semana as vitrines das lojas e do Coméercio entram na onda do desfile. Com produtos e bandeiras do movimento da diversidade decorando seus ambientes e com cartazinhos dizendo: Feliz Desfile do Orgulho!



3 - Mas porque todo esse engajamento da  cidade toda? Porque aqui a Parada Gay é mais uma das varias atividades que o Canada faz para abraçar e tentar tornar todos iguais. O Canada é um dos paises mais desenvolvidos, mente aberta, evoluido e com menos preconceitos do mundo. Assim tambem como recebe e acolhe muito bem imigrantes de todas as partes do mundo. Imagino que seja algo arraigado na cultura daqui que preza e valoriza diferentes raças, credos e tambem liberdade sexual. Porque na real aqui, diferente do Brasil que pelo que falam a Parada Gay  deixa de ter um tom politico e vira uma balada homossexual, aqui eh um movimento que toda a comunidade participa, com o objetivo de clarear as coisas, mostrar a diversidade e torna-la natural aos olhos de todos. Nao apenas gays e lesbicas  particpam. Bandas de gays ou nao gays passam tocando, jovens gays ou nao gays passam com mensagens. Policiais gays ou nao gays passam com carros da policia, carros do governo desfilando. Idosos e criancas. E varias ONGs ou entidades de categorias, como dos professores, dos bancarios, dos engenheiros, todos desfilam de maneira bem-humorada dando seu apoio, nao soh para o orgulho gay, para as outras minorias tambem.




Na foto ae cima por exemplo uma ala da universidade que estou trabalhando. Quase toda grande instutuicao tbem tem sua ala no desfile, com gays e nao gays. Alguns carros passam com a galera mais solta e dançando loucamente como ali em cima, outro carro passa com idosos, avôs e avos e criancas dançando e abanando lenços coloridos.





Enfim, o Desfile do Orgulho aqui é realmente divertido, engraçado e tem como grande objetivo que a cidade se divirta e se una em suas diferenças.
É um desfile para toda a familia, sem extravaganças e conscientizador de forma irreverente e leve.


No comments:

Post a Comment