Monday 15 August 2011

QUEBRANDO CONCEITOS SOBRE O CANADA

Algumas semanas atras fui para a menor provincia canadense, chamada Prince Edward Island ou PEI. Como o nome diz é uma ilhazinha bem pequenota justamente no segundo maior pais do mundo. Eu peguei uma balsa (aqui é Ferry boat) para ir e voltei pela ponte que tem 14 km. É a unica provincia que é ilha no Canada, embora uma outra provincia chamada Terra Nova e Labrador tem uma parte continental e outra parte é uma ilha também. Bom, PEI esta no mapa ai embaixo, no numero 1, bem pequininho.











O interessante de visitar Prince Edward Island foi justamente pra quebrar duas idéias basicas que todo mundo tem sobre o Canada: primeiro o frio, e segundo que como é um pais desenvolvido, logo pensamos em tecnologia, cidades, engenharia, uarévi (copiando do pamplona, hehe).

Entao, PEI se caracteriza por 2 coisas basicamente: praias e fazendas. De uma ponta a outra PEI tem 250 quilometros e em média uns 30 de largura, mais ou menos umas 5 vezes a extensao da Ilha da Santa Catarina. Populaçao total, apenas 150 mil habitantes, e a capital Charlottetown tem apenas 35 mil habitantes, menor que Pato Branco, mas bem maior que Francisco Beltrao.










Quanto a Charlottetown é muito engraçado, pois tem apenas 35 mil pessoas, mas tem jeito de capital mesmo, tem um shopping enorme, tem um baita centro de cultura, teatro, cinema e exposiçoes de artes que Florianopolis por exemplo nao tem, nem Pato Branco, fiquei impressionado. Além disso, tem até um jockey club, com corridas semanais.



As praias realmente nao sao feias nao, sao mais bonitas que as praias do Rio Grande. Mas a agua é gelaaaaaaaaaaada, so canadense consegue entrar. E cheio de criancinhas de 3 ou 4 anos brincando naquela agua mais fria que da Joaquina no mês de julho. Outra coisa diferente é a areia é bem mais escura do que as areias brasileiras. E além disso, quando termina a faixa de areia começa uma terra vermelha na beira do mar, aquela terra vermelha do interior fica recebendo beijo das aguas oceanicas do atlantico norte.










Outro destaque de PEI sao as plantaçoes principalmente de tomate e batata. Passei o dia no sitio Ferraz, do seu Francisco, nascido nos Açores que veio ha trinta anos atras para o Canada. Foi muito bom falar portugues o dia todo depois de 4 meses. E o seu Francisco, que planta batatas, é um profundo conhecedor do mundo, politica, esporte, economia. Conhecia quase todos os presidentes da America do Sul, impressionante, sobre a Argentina e Chile sabia mais do que eu. Um senhor que vive no fim do mundo do Canada, que estudou apenas 4 anos e sabe muito mais de geopolitica que a maioria dos politicos que nos costumamos eleger. E ainda mais no sitio entao, me senti na casa do Vo Arthur.















Vejam como até os agricultores daqui recebem um valor digno pelos produtos. Primeiro, porque a terra aqui é agriculturavel apenas 7 ou 8 meses, porque o resto do ano é gelo. Entao, apenas com estes meses de produçao eles sao capazes de ter uma renda para o ano todo. Além disso, o seu Francisco e a esposa, que ainda têm uma casa nos Açores, costumam passar quase todos os invernos em Portugal, porque aqui é muito frio e nao é possivel produzir  nada mesmo durante essa época. Entao, no começo do inverno eles pegam a grana da colheita de batatas, e se mandam passar 3 ou 4 meses na Ilha dos Açores, isso quase todo ano, nao é fantastico?

Quanto ao frio, esta primeira foto abaixo, fica no fundo do sitio do seu Francisco, é um braço de mar. Segundo ele, no inverno que chega a atingir -30 ou -35 graus, e que fica meses sempre em temperatura negativa, esse pedaço do mar congela todo. E a rapaziada costuma andar de moto lah em cima pra fazer festa e bagunça. Deve ser legal, mas pensando no ventinho gelado, hehe.




Por ultimo, foi la em PEI, na capital Charlottetown que foi realizado o encontro para fazer do Canada uma confederaçao e finalmente um pais, deixando de ser totalmente dependente da Gra-Bretanha, em 1867. Entao foi neste palacio ai, que hoje é o palacio do governo da provincia de PEI, que o Canada se tornou um pais, na época com 7 provincias. Nesta sala grande ae embaixo cheia de cadeiras que foi criado o Canada ha quase 150  anos atras.










No comments:

Post a Comment