Sunday, 5 June 2011

E AQUELA FOLHA NA BANDEIRA DO CANADA?


Voce ja deve ter se perguntado, que maldita folha é aquela na bandeira do Canada?





Poisé, eu tambem. O nome da arvore é Maple. Pertence à familia  Aceraceae, é uma dicotiledonea, possuem varias especies, em portugues chama-se Bordo (nao confudir com boldo, bom pra ressaca, estufamento e caganeira). 








Aqui no Canada ela é que nem inço, dah em qualquer lugar, é uma baita de uma arvore, esta em todas as ruas, sendo a arvore mais vista nas ruas, pelo menos aqui na Nova Scotia.

Interessante que existem duas especies aqui, a Maple verde e a vermelha como vcs podem ver nas fotos. Na real é mesmo uma arvore muito bonita, principalmente a que possui as folhas vermelhas.







Além disso, a Maple tem tambem uma importante funçao economica. Da arvore, da madeira, é retirado uma espécie de  seiva, que com algum leve procedimento se torna algo como aquelas caldas doces que tem nas sorveterias a quilo, que se derrama em cima do sorvete pra ficar mais bonito e menos gostoso. E eles usam para isso mesmo, colocar sobre sobremesas, é um creme doce, mas eu particularmente nao gostei muito.






Mas enfim, é o principal simbolo canadense e muito usado, muitas vezes em marcas, roupas, logotipos de companias ou do governo, enfim, em todo lugar tem a folhinha de maple, na maioria das vezes vermelha, mas algumas vezes verde tambem.


 Esta ultima foto com os japinhas eu peguei do google.

6 comments:

  1. Legal... tenho uma enorme vontade de morar no canada, sou chefe de cozinha e construtor, obrigado pelas informaçoes muito construtivas.

    ReplyDelete
  2. Legal... tenho uma enorme vontade de morar no canada, sou chefe de cozinha e construtor, obrigado pelas informaçoes muito construtivas.

    ReplyDelete
  3. Eu tenho um sonho de morar no Canadá

    ReplyDelete
  4. Eu tenho um sonho de morar no Canadá

    ReplyDelete
  5. meu nome é wilson visitei o blog por curiosidade,apenas para saber o nome da arvore,obrigado

    ReplyDelete
  6. Sou louco para conhecer o canada, mesmo que fosse um dia de outono.

    ReplyDelete