Sunday 5 June 2011

E AQUELA FOLHA NA BANDEIRA DO CANADA?


Voce ja deve ter se perguntado, que maldita folha é aquela na bandeira do Canada?





Poisé, eu tambem. O nome da arvore é Maple. Pertence à familia  Aceraceae, é uma dicotiledonea, possuem varias especies, em portugues chama-se Bordo (nao confudir com boldo, bom pra ressaca, estufamento e caganeira). 








Aqui no Canada ela é que nem inço, dah em qualquer lugar, é uma baita de uma arvore, esta em todas as ruas, sendo a arvore mais vista nas ruas, pelo menos aqui na Nova Scotia.

Interessante que existem duas especies aqui, a Maple verde e a vermelha como vcs podem ver nas fotos. Na real é mesmo uma arvore muito bonita, principalmente a que possui as folhas vermelhas.







Além disso, a Maple tem tambem uma importante funçao economica. Da arvore, da madeira, é retirado uma espécie de  seiva, que com algum leve procedimento se torna algo como aquelas caldas doces que tem nas sorveterias a quilo, que se derrama em cima do sorvete pra ficar mais bonito e menos gostoso. E eles usam para isso mesmo, colocar sobre sobremesas, é um creme doce, mas eu particularmente nao gostei muito.






Mas enfim, é o principal simbolo canadense e muito usado, muitas vezes em marcas, roupas, logotipos de companias ou do governo, enfim, em todo lugar tem a folhinha de maple, na maioria das vezes vermelha, mas algumas vezes verde tambem.


 Esta ultima foto com os japinhas eu peguei do google.

8 comments:

  1. Legal... tenho uma enorme vontade de morar no canada, sou chefe de cozinha e construtor, obrigado pelas informaçoes muito construtivas.

    ReplyDelete
  2. Legal... tenho uma enorme vontade de morar no canada, sou chefe de cozinha e construtor, obrigado pelas informaçoes muito construtivas.

    ReplyDelete
  3. Eu tenho um sonho de morar no Canadá

    ReplyDelete
  4. Eu tenho um sonho de morar no Canadá

    ReplyDelete
  5. meu nome é wilson visitei o blog por curiosidade,apenas para saber o nome da arvore,obrigado

    ReplyDelete
  6. Sou louco para conhecer o canada, mesmo que fosse um dia de outono.

    ReplyDelete
  7. Essa árvore é linda. Em Gramado tem muitas. Pena que aqui no Rio eu nunca vi. Deve ser de lugar frio.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Tem também em Campos do Jordão. De fato, deve ser de lugar mais frio...

      Delete