Wednesday 8 June 2011

RUMO A NATURALIZACAO CANADENSE

Existem muitas coisas boas aqui no Canada, mas muitas vezes é necessario segurar a saudade das 3 coisas mais importantes prum homem brasileiro: cerveja, futebol e mulher. A cerveja aqui é cara, e possui tambem outras particularidades nao muito agradaveis quanto a logistica e legislaçao que comentarei nas proximas semanas. Mulher aqui soh pra olhar né, porque a minha ficou na Ilha do Desterro. Mas mesmo soh pra olhar, aqui existe 1 grande desvantagem, o frio que impede uma visualizaçao mais apurada.. Bom, restou o futebol.





Logicamente, com relaçao ao futebol é ainda mais complicado. Começa pelo nome, ter que chamar o Gremio de 'my soccer team' pros caras entenderem aqui, é brabo. Ninguem entende, ninguem assiste,  alguns conhecem o Gordo ou o Cristiano Ronaldo ou o Beckham. Pelé, Zico, Maradona, Zidane, neca de pitibiriba. É triste.  E sao todos loucos por Hockey, que é um futebol no gelo, com patins, com taco pra chutar a bola, que nao é bola, eh um disquinho, que vc assiste na TV e muitas vezes nem enxerga de tao pequeno.



Oras, se tu tem 2 pernas, cabeça, peito, porque chutar a bola com um taco, se com teu corpo tu consegue fazer muito mais movimentos e tem mais plasticidade do que com apenas um taco??? E o tamanho do gol do Hockey, deve ser 1,5m de largura por 1 de altura, se um gordo é goleiro ja fecha todo o gol!







Bom, pra completar, tomar uma cerveja num buteco na beira da rua, vendo a galera passando e falando de futebol, impossivel. Por que ninguem fala de futebol, e porque nao existe bar na beira da rua, neste frio aqui ninguem aguenta. Bom, mas estou tentando resolver este problema.





Achei um Soccer Club na internet que joga o campeonato metropolitano de Soccer de Halifax. Me inscrevi e to jogando. Na verdade, assistindo. Jogo no meio-campo e fico a maior parte do tempo vendo a bola cruzar sobre mim, da defesa pro ataque. Eles jogam mais ou menos como eu quando to jogando futebol no video game, a intençao sempre é chutar a bola o mais longe possivel do meu gol e mais proximo possivel da meta adversaria. É uma geraçao que começou jogar bola ja na adolescencia, eles nao tem os fundamentos basicos. Dominio, passe, controle de bola e chute com alguma direçao. Esqueça que vc vai receber um passe no pé. Voce toca a bola, e ela nunca volta.





No primeiro jogo do campeonato fiz um gol, ganhamos de 4 a zero, nao porque nosso time é bom, os outros eram muito ruins, ruim é apelido, eles eram horriveis, comicos. Havia 14 anos que eu nao jogava futebol em 11, a metade da minha vida, é cansativo pacas.  No ultimo domingo perdemos por 1 a zero, mais equilibrado, mas imagino que cada time tenha feito no maximo 5 finalizacoes durante os 90 minutos. No ultimo jogo fui caçado em campo, quase um Neymar, hehe, como tava dificil tabelar, tentavar driblar um pouco mais, e os caras vinham cego, dando no meio,  tipo futebol americano, to com o pé inchado ateh hj e a canela com um ovo. Vou tentar caprichar, quem sabe quando acabar meu visto eu receba uma proposta de naturalizacao pra jogar pela selecao canadense, afinal, a temporada tah soh começando.




Enfim, algumas fotos ae do nosso ultimo jogo. Aqui muitas mulheres jogam soccer tambem, os campos sao todos sinteticos, bons pra caramba, joga todo mundo com fardamento completo e tudo mais, toda a estrutura, soh falta o detalhe do talento. Ao lado do nosso campo, havia um jogo de futebol americano. Cada time de futebol americano tem uns 40 jogadores, impressionante, nao sei como acham tanta gente pra brincar de ficar se amontoando um sobre o outro. Imagino que jogam uns 15 na linha e uns 25 na reserva.




Ah, claro que o meu time eh o azul nas fotos, nao jogaria nem de graça num time vermelho, muito menos pagando.

1 comment:

  1. teste, tem neguinho falando que nao cosnegue comentar...vejam como eh facil...

    ReplyDelete