Sunday 10 July 2011

CANADA DAY




No dia primeiro de julho é o feriado mais importante do Canada apos Natal e Ano Novo. É o Canada Day. Celebra o dia que o Canada se tornou um pais independente. Independente é, mas ainda possui como chefe de estado a Rainha Elizabeth II, constituindo uma monarquia constitucional e uma democracia parlamentar. Ou seja, os canadenses votam, escolhem seus prefeitos, deputados, senadores, e estes escolhem o primeiro-ministro, que hoje é Stephen Harper, conservador de direita. No entanto, a familia real londrina tem poder aqui também. Aqui entre nos, toda a familia real inglesa de bobo soh devem ter mesmo aquele feio do  principe Charles.  Afinal, eles conseguiram se manter no poder da melhor forma possivel: nunca trabalharam, herdaram do tatatatatatatatataravô um reino, se livraram do ‘pepino’ de governar e receber criticas e passaram o bastao pro povo se sentir autonomo. No entanto, se a coisa fica feia, culpa do primeiro-ministro, pau no primeiro-ministro, ou no povo mesmo, afinal, porque voces votaram nesse cara? Enquanto isso, os reais ingleses vivem nos seus castelos, como reis literalmente e gastam milhoes em seus casamentos. E ainda, um casamento real aumenta a popularidade da familia real e o orgulho nacional. É pra acabar!!!









Voltando,  o Canada se tornou independente em 1867. A partir de entao comecou a ser chamado Dominio do Canada, justamente por causa desta ligacao ainda com a Gra-Bretanha.  Apenas em 1982 (que foi um ano muito importante para todo o mundo) através do Ato do Canada, ‘caiu’ o Dominio e passou a ser chamado apenas de Canada. Entao, surgiu o Canada  Day.










O interessante do Canada Day, é que realmente este dia é celebrado por quase todos os canadenses (excecao dos Quebequenses, no proximo post). Eles nao ficam em casa, ou vao pra praia, pro açude, pro msn ou algo assim. Eles nao usam o feriado como um dia para descansar. Eles celebram o dia na ruas, nas praças, nos parques. Muitos eventos, shows, apresentacoes folcloricas e esportes sao organizados neste dia por todo o pais. Eles se vestem todos de branco e vermelho, pintam a cara com a bandeira do Canada, colocam a camisa da seleçao de hoquei. Penduram bandeirinhas na cabeça, enfim, equivale aos brasileiros em dia de Copa do Mundo. Neste dia é raro encontrar alguem na rua que nao tenha alguma roupa ou adereço fazendo alusao ao Canada.














Para nos brasileiros, contextualizar isso pareceria em primeira instancia uma bobagem, um ufanismo, ou uma idiotice mesmo. Muitos de nos pensariamos, porque sair na rua demonstrando meu orgulho de ser brasileiro, neste pais cheio de politicos ladroes, safados e corruptos? Nao soh politicos, mas eleitores que pedem vantagens e indicacoes a politicos.  Cheio de pessoas que acham legal e bonito furar a fila do banco, do transito, do RU? Que estacionam em vagas de deficientes?  Cheio de pessoas com preconceito racial, religioso, etnico, sexual, social, educacional? Realmente, se pensarmos assim nao dah nenhuma vontade de sair na rua né. Mas enfim, sobre o Brasil cada um de nos tem uma opiniao diferente de como mudar, quando vai mudar, se um dia vai mudar....





Outro detalhe que me chamou muita a atençao .Todos sabem que no Canada ha muitos imigrantes, e o Canada deseja recebeer imigrantes qualificados para crescer mais, afinal um pais quase do tamanho da Europa com a populaçao menor que o estado de Sao Paulo. É perceptivel tambem o quanto estes imigrantes, na graaaaaaaaaaande maioria chineses, coreanos, arabes e indios curtem 'ser' ou ' estar' canadenses. Percebo que ha um esforço publico para acolher bem estes imigrantes, e fazerem eles se sentirem tambem canadenses. Pois eles tambem desfilam com suas bandeirolas nas cabeças. Acho legal, pois se o cidadao chega aqui e se sente acolhido realmente como cidadao, como participante da sociedade, com certeza este cara vai se dedicar e respeitar mais o pais, mais um a ter orgulho e trabalhar por ele e pelo pais.


Mas entao, sera que os canadenses saem pras ruas pra comemorarem o dia do Canada porque eles sao menos corruptos, menos malandros, mais educados e respeitadores? Ou devido a este orgulho e respeito pelo pais, eles se sentem na ‘obrigaçao’ de serem mais corretos, mais éticos, mais tolerantes? Nao sei, é a historia da Tostines ou do ovo e da galinha. Mas como diz o Chicoh, no Alto da Compadecida: Soh sei que é assim!




PS - tirei uma fotinha tbem pra entrar na onda

No comments:

Post a Comment